Connect with us

Hi, what are you looking for?

Empreendedorismo

Como levar o mercado de trabalho para a educação e a educação para o mercado de trabalho?

E é isso que temos feito na Inventivos. Uma parte significativa da comunidade tem Ensino Superior, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado. Ou seja, são pessoas qualificadas. O que fazemos é levar o mercado de trabalho para educação, compartilhando possibilidades de atuação dentro de sua respectiva área.

Texto | Monique Evelle Imagem | Tima Miroshnichenko – Banco de Imagem Pexels

Desemprego fica em 14,4% no trimestre terminado em fevereiro e atinge recorde de 14,4 milhões de brasileiros. Essa é a manchete, essa é a realidade.

Uma outra realidade é que, segundo a pesquisa realizada pela Degreed em 2020, o Brasil ocupa 3º lugar em ranking de países com habilidades profissionais em risco após Covid-19. 78% dos brasileiros querem aprender novas habilidades para apoiar o desenvolvimento de suas carreiras, porém 46% das empresas reduziram o investimento em oportunidades de aprimoramento profissional.

Diante desse cenário, como podemos levar o mercado de trabalho para a educação e a educação para o mercado de trabalho de forma acessível, sobretudo financeiramente?

Desde agosto de 2020, tenho tentado responder essa pergunta através da Inventivos, plataforma de aprendizagem para o futuro do trabalho onde desenvolvemos a próxima geração de empreendedores e líderes.

É importante não perdermos de vistas que já temos pessoas qualificadas hoje. O que falta é requalificação para este novo momento do mundo. O que falta é transformar o conhecimento que aprendemos nas universidades, em habilidades práticas e mais tangíveis.

Se uma pessoa é formada em Ciências Sociais e está desempregada, como ela poderá transformas seus conhecimentos da áreas, em habilidades para o mercado de trabalho? Talvez atuando em antropologia do consumo, pesquisa de mercado, análise de dados e assim por diante.

E é isso que temos feito na Inventivos. Uma parte significativa da comunidade tem Ensino Superior, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado. Ou seja, são pessoas qualificadas. O que fazemos é levar o mercado de trabalho para educação, compartilhando possibilidades de atuação dentro de sua respectiva área.

Agora, para criarmos algo relevante para gerar 1 milhão de empregos, assim como a coalizão entre 35 companhias americanas, incluindo Merk, IBM e Nike, fizeram , precisaremos cada vez mais de empresas que entendam a importância de levar a educação para o mercado de trabalho e o mercado de trabalho para educação.

Advertisement. Scroll to continue reading.
  1. Firmar parcerias com iniciativas para desenvolver habilidades do futuro dos colaboradores ou o público que gostaria de alcançar;
  2. Entender que habilidades do futuro não significa apenas aprender a programar;
  3. Apostar em desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais;
  4. Direcionar mais investimentos para o RH e áreas de desenvolvimento profissional da mesma forma que fazem com a área de marketing;
  5. Começar a fazer isso agora. Já estamos atrasados.

Comentários
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

VÍDEOS

Vídeos

Confira como foi a entrevista no Roda Viva. Comentários

Vídeos

Quem nunca ficou nervosa ou nervoso ao conhecer seu ídolo? Com Maria Gadú não foi diferente.

Vídeos

Quando eu tinha 9 anos escrevi uma carta para Ivete Sangalo falando do meu sonho em conhecê-la. No final da carta falava que se...

Veja mais