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Sexta-feira sem Zoom: Como evitar fadiga de Zoom e burnout?

Texto | Monique Evelle

Eu amo trabalhar. Não me vejo não trabalhando. Amo tanto que já cheguei em um estágio de workaholic, ou seja, uma pessoa viciada em trabalho. E isso não foi bom.

Depois que parei no hospital por conta do excesso de trabalho, o famoso burnout , decidi que não gostaria, não poderia e nem deveria passar por isso novamente.

Antes da pandemia, já participei de reuniões utilizando a seguinte camisa:

Parecia uma afronta né? Mas não era. Era um lembrete. Levava mais de 40 minutos para chegar no local da reunião. Esperava cerca de 15 minutos para a reunião começa. Quando começava a reunião demorava menos de 10 minutos. Quando terminava já era horário de pico, com muito trânsito para voltar pra casa. Levava mais de 1 hora para retornar pra casa. No final, não precisava nem ter me deslocado. Poderia ter sido uma telefonema ou e-mail.

Estamos numa pandemia, sofrendo com a fadiga de Zoom, Google Meets, Skype e todos softwares de videoconferência e isso está sobrecarregando nosso cérebro.

Muitas ferramentas de videoconferência costumam mostrar aos usuários sua própria janela de vídeo, e os pesquisadores descobriram que esse reflexo constante em tempo real pode causar um efeito conhecido como ansiedade do espelho. Essa condição é uma autoconsciência estressante que provoca distrações e que tem sido associada ao aumento da ansiedade e da depressão.National Geographic

A pesquisa “Fadiga Zoom na população brasileira“, explica bem o que estamos vivendo e os impactos negativos nos próximos anos.

É sempre bom lembrarmos que não estamos trabalhando remotamente. Estamos isolados socialmente, tentando trabalhar enquanto tentamos cuidar da casa e da família. Isso não é trabalho remoto. É dormir no trabalho.

Se vamos continuar assim por mais tempo, precisamos criar estratégias de sobrevivência:

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  1. Aprenda a utilizar o e-mail;
  2. Antes de marcar a reunião, questionar se realmente a reunião é necessária ou se um telefonema ou e-mail resolveria;
  3. Entenda que WhatsApp gera ansiedade. Utilize e-mail, Slack e outras ferramentas para a comunicação com seu time;
  4. Utilize o Google Drive e todas suas ferramentas para concentrar os materiais, documentos e afins;
  5. Não marque reunião uma atrás da outra sem um intervalo mínimo de 15 minutos. Precisamos fazer xixi, preparar a comida, cuidar dos filhos, respirar, viver.
  6. Não inventem de fazer reunião antes das 10h, porque precisamos cuidar da nossa casa também. E horário de almoço é horário de almoço;
  7. Crie um sistema tipo “Sexta-feira sem Zoom” ou algo do tipo;
  8. Se puder, dê folga aos funcionários para que eles cuidem da saúde mental;
  9. Se você é o workaholic , isso é um problema que você precisa resolver. Não exija que outras pessoas sejam.
  10. Aprenda a pausar.

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