Vamos colocar o Brasil no TOP 3 de um ranking global
Mais de 10 milhões de empreendedores brasileiros tiveram que fechar os seus negócios em 2020. Isso significa que o Brasil cai da 4ª posição para a 7ª posição no ranking global de empreendedorismo. Essa é uma queda nunca vista antes.
Published
Mais de 10 milhões de empreendedores brasileiros tiveram que fechar os seus negócios em 2020. Isso significa que o Brasil cai da 4ª posição para a 7ª posição no ranking global de empreendedorismo. Essa é uma queda nunca vista antes.
Em contrapartida, o número de novos empreendedores é o maior, desde 2015.
Ou seja: estamos vendo casos de empreendedorismo por sobrevivência, desespero e sem nenhum preparo. Nesse cenário, sem orientação e sem suporte, esses negócios correm o risco de fechar em 3 meses.
Falta de orientação e suporte trazem à tona outros dois dados:
pesquisas apontam que pessoas negras têm três vezes mais chances de terem o crédito para os seus negócios negado;
apenas 30% das startups fundadas por pessoas negras receberam algum tipo de aporte para desenvolver o negócio, enquanto, quando os fundadores não são negros, 41% das startups receberam esse investimento.
O ecossistema de empreendedorismo no Brasil é precarizado e, assim como em outras áreas, é atravessado pelas consequências do racismo estrutural.
Meu objetivo agora é levar o Brasil para o TOP 3 do ranking global de empreendedorismo.
Há 1 ano eu tenho dedicado meu trabalho, quase que exclusivamente, para fazer disso uma realidade. E as iniciativas já estão na rua.
Em agosto de 2020, criei, em sociedade com Lucas Santana, a Inventivos, uma plataforma completa e exclusiva de formação de novos empreendedores. Em março de 2021, junto com o Nubank, colocamos na rua o Fundo Semente Preta, um fundo de investimento para startups fundadas ou lideradas por empreendedores negros.
Hoje, estou envolvida em mais uma iniciativa que reforça a direção para a qual me comprometi a levar o empreendedorismo brasileiro: a Inventivos, em parceria com o Distrito, lançou oBlack Scale, programa de aceleração de startups fundadas por pessoas negras – que inclusive, está com inscrições abertas.
Se a gente apostar e formar, agora, pessoas que querem empreender, temos mais chances de continuar gerando renda para o país que, se tratando de pequenos negócios, já alcança valores de produção que representam 27% do PIB nacional.
Advertisement. Scroll to continue reading.
Em um ano, três grandes marcos do meu plano já foram pra rua. Agora vai ser melhor e maior JUNTOS! Em breve, estaremos de novo no TOP 3. Fique de olho no que ainda está por vir.