Salvador apareceu como uma das capitais do país com maior potencial para investir em negócios, pessoas e ideias no ranking feito pela empresa de consultoria empresarial norte-americana, A.T. Kearney que é considerada uma das maiores no ramo de consultoria global.
O ranking que é elaborado todos os anos pela Kearney, mesmo com todos os efeitos que a pandemia causou, destacou seis capitais brasileiras, entre elas Salvador, a cidade mais negra fora da África.
O levantamento considera 29 métricas, divididas em cinco temas com diferentes pesos: volume de negócios (30%), capital humano (30%), troca de informações (15%), experiência cultural (15%) e engajamento político (10%). Sem contar a aproximação dessas cidades para reter negócios, colocar ideias na rua e criar ligações com negócios globais.
“O Brasil sempre foi e será um destino atrativo para investimentos, mas é fato que o momento é de cautela. O governo atual previa um mundo de promessas, mas o que vivemos foram três anos de incertezas. A pandemia só amplificou esses efeitos”, disse Sachin Mehta, sócio da Kearney.
Além de trazer uma nova visão sobre o empreendedorismo no Brasil, a aparição de Salvador do ranking mostra os possíveis novos caminhos para o empreendedorismo baiano nos próximos anos.
Além disso, a Kearney é parceira da Inventivos, plataforma que criei ao lado de Lucas Santana para formação de novos empreendedores. Em 2021 realizamos três turmas de formação focada em potencializar novos líderes e talentos negros.
Que tal conhecer um pouco sobre o empreendedorismo baiano?
@DUGUETO