Texto | Monique Evelle
Eu sou de Salvador. Sou Nordeste duas vezes. Nasci no bairro chamado Nordeste de Amaralina e caso não saiba, Salvador fica na região Nordeste. Poderia destacar todas suas belezas relacionadas a cultura e ao turismo, mas isso você já sabe. Precisamos falar de negócios, desenvolvimento e geração de renda.
O ano mal começou e o mundo corporativo não para de falar sobre ESG ( Governança Ambiental, Social e Corporativa), sigla usada para avaliar às melhores práticas ambientais, sociais e de governança de um negócio e que está sendo critério de decisão quando o assunto é investimentos. Então, Salvador tem tudo que você precisa para fazer seu ESG funcionar de verdade.
A economia criativa pulsa em Salvador. E quando falamos de economia criativa, é importante pontuar que não está relacionada exclusivamente com arte e cultura. Tem diversas categorias como: publicidade, tecnologia, design, arquitetura, moda, audiovisual etc.
O ecossistema está crescendo, empresas locais estão prosperando e o que podemos fazer é fortalecer o território. Destaco alguns equipamentos municipais relevantes e que impulsionam a economia criativa na cidade: Hub Salvador, Doca 1 e Colabore.
Alguns negócios excelentes nasceram em Salvador e ganharam o mundo. Estou falando da Intera , empresa especialista em recrutar talentos de tecnologia, produto e dados para impulsionar o crescimento de empresas inovadoras; Sanar , empresa que impulsiona profissionais da saúde por meio do conhecimento; Afrosaúde, health tech de impacto social focada em desenvolver soluções tecnológicas em serviços de saúde para a comunidade negra e tantas outras.
Vale dizer que a maioria das startups estão concentradas na região Sudeste do Brasil, consequentemente os investimentos também. E investir somente em uma única região e em um mesmo grupo social, de gênero e racial, talvez não seja tão inteligente a curto prazo quanto parece né?! Lembrem-se do seu ESG.
Provavelmente a relação inicial que você tem com Salvador é por amor. Afinal, a cidade é realmente linda! E caso você chegue pelo Aeroporto, vai ver o impacto do que é ser considerado o “Aeródromo mais sustentável do Brasil”, pela ANAC.
Mas a relação não é só de amor, é de trabalho também. É o lugar ideal para gerar mais emprego e renda. É o melhor destino quando o assunto é home office. Existem algumas políticas municipais que facilitam a inovação, como redução de ISS, IPTU e afins. Tem o Programa Revitalizar que é um Programa de Incentivo à Restauração e Recuperação de Imóveis do Centro Antigo de Salvador com como objetivo estimular a requalificação dos imóveis aí localizados, trazendo de volta a vida, o movimento e a circulação de pessoas.
Com o Revitalizar, é possível obter os benefícios fiscais previstos na Lei n° 9.215/2017 ao reformar, recuperar ou edificar imóveis dentro da área que o programa abrange. Redução de 50% do IPTU futuro, perdão de dívidas, redução do ISS e isenção de ITIV são exemplos dos benefícios fiscais possíveis.
Eu poderia ficar escrevendo por horas, dias, meses e anos para explicar o porquê da Inventivos ter sua matriz em Salvador e convencer a sua empresa fazer o mesmo (mas pode ser a filial rs). Mas não farei isso. Se quiser conversar comigo, só enviar um Oi.
RESUMO
- Salvador é amor e trabalho;
- Salvador é a cidade que dará sentido para suas melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
- Salvador está entre as 10 mais importantes economia do país.
- Salvador foi a primeira capital do Brasil e junto com a sua empresa será a capital do futuro;
- Em janeiro e fevereiro deste ano, a capital baiana teve o maior número de empregos criados (4° lugar no país);
- É líder nacional em intenções de viagem no pós-pandemia
- Cidade com maior aporte de investimentos anunciados do Nordeste em 2019 (cerca de US$ 1.411,89 milhão).