Texto | Monique Evelle
A Bahia tem o dom de gestar talentos. Provavelmente você conhece algum baiano talentoso seja na música, no campo da publicidade, da comunicação e afins.
Mas é importante olharmos para as bordas também quando o assunto é potencializar esses talentos.
Seguem alguns artistas da música que não estão nos holofotes, mas deveriam.
DUQUESA
Duquesa é de Feira de Santana, Bahia. É conhecida como a nova voz do R&B. Ela começou sua carreira artística em 2015 com a participação na música “Só guardei pra mim”, do grupo
feirense Sincronia Primordial. Desde então, lançou “Dois mundos” e “Futurista”, apresentando um trabalho autoral de consistência que situou a rapper como uma das promessas da atual cena baiana.
Com produções que transitam do R&B ao Trap, Duquesa lançou em 2019 alguns trabalhos como o single “Diz” e, participações nos discos da cantora Ju Moraes (Eu quero você) e do rapper Rincon Sapiência (Amor e Calor).
Agora em 2020 ela prepara novos lançamentos pela Produtora Boogie Naipe.
YAN CLOUD
Yan Cloud é de Salvador e sua música é uma mistura de Rap com Funk.
Ele já teve duas músicas destaques no Spotify: “Nem Precisa de Refrão” e “My Dream”. Tem também música com Nêssa, Àttooxxá e Zamba, chamada “Aquele Swing”.
Com lançamento previsto para outubro, o álbum PINKBOY conta com 7 faixas, incluindo “Bafana”, sendo a letra do próprio Yan, produção musical, gravação e masterização de Faustino Beats, mixagem de Isaac Nerves .
JULI
Juli é de Feira de Santana e se descreve como artista Pop Latino-americana. Ela é incrível. Seu timbre é tão diferente que hipnotiza.
Conheci o trabalho dela pela música “Ainda Vibra“, com participação de Pedro Pondé. Depois lançou um EP com as músicas “Mundo Pequeno”, “Astronauta” e “Loop Infinito”.
Sua música “Girassol” já alcançou mais de 150 mil plays no Spotify e tem participação da cantora baiana Ju Moraes. O clipe da música foi gravado no espaço cultural Colaboraê, localizado no Rio Vermelho.