Fundadora da Inventivos, plataforma de formação de empreendedores, Monique foi reconhecida pela Forbes como “30 under 30”, Linkedin Top Voices , está entre os 50 profissionais mais criativos do Brasil pela Revista Wired e é autora do livro “Empreendedorismo Feminino: Olhar estratégico sem romantismo”. Aos 16 anos criou o Desabafo Social, laboratório de tecnologias sociais e é sócia da Sharp, hub de inteligência cultural.
Em 2021, Monique foi reconhecida como uma das maiores empreendedoras do Brasil, pela Forbes dos Estados Unidos e saiu na lista “30 under 30”, do Meio&Mensagem como um dos talentos brasileiros mais promissores da comunicação, marketing e mídia.
Junto com o Nubank, o maior banco digital independente do mundo, está liderando a criação do NuLab Salvador, hub de tecnologia e experiência do cliente, e o Fundo de Investimentos para startups lideradas por empreendedores negros.
Monique é Alumni do International Visitor Leadership Program (IVLP), o principal programa de intercâmbio profissional do Departamento de Estado dos EUA e conselheira do Programa VOA, da Ambev. Atuando como Consultora de Inovação e Criatividade desenvolveu soluções para grandes empresas como Natura, Google, UOL, Banco Votoratim, Olympikus, Ambev e outras.
Foi repórter do Profissão Repórter, da Rede Globo, sendo finalista do Troféu Mulher Imprensa 2018 com a reportagem sobre Feminicídio na categoria Melhor Reportagem Especial sobre Mulheres e viajou cidades brasileiras pesquisando sobre Inovações Políticas nas Periferias pelo Instituto Update, sendo base para a série “Política: Modo de Usar”, da GloboNews.
DESTAQUES
Só em 2020, o Desabafo Social apoiou mais de 3 mil pessoas de 460 cidades do Brasil, remunerando a criatividade e inteligência coletiva. Além disso, apoiou financeiramente 40 iniciativas e comunicação periférica, microempreendedores pretos, desenvolveu a Girolab, plataforma de soluções e experiências criativas das periferias e a Intuições Promissoras, plataforma de educação com foco em economia criativa e transformação digital.
Com apenas 5 meses de existência a Inventivos tem mais de 600 membros na comunidade e recebeu sua primeira rodada de investimento.
A Sharp desenvolveu projetos relevantes e de impacto positivo para grandes marcas como Escola do Corre (Olympkus), Apoie um Restaurante (Stella Artois), Letramento Racial (Google) e Bud One Team Live (Budweiser) e Tomorrowland (Becks).